Viagem Funcionalista
trabalho de antropoligia II - Ciencias Sociais - UECE
Neste blog iremos tratar de dois grandes autores da antropologia funcionalista, Malinowski e Radcliffe-Brown (Respectivamente nas fotos acima), e suas contribuições.

Para vizualizar o conteúdo, clique nas imagens dos respectivos autores. Boa viagem!!!


Conceitos e Teorias de Radcliffe-Brown
terça-feira, 22 de maio de 2012 | 05:12 | 0 Comentários
Retirado dos livros:

 "Estrutura e função na sociedade primitiva".(RADCLIFFE-BROWN, Petrópolis, Ed.Vozes LTDA,1973.
       “O conceito de função aplicado a sociedade humanas baseia-se na analogia entre vida social e vida orgânica.” (p.220) “O conceito de função tal como é aqui definido implica, pois, a noção de uma estrutura constituída de uma serie de relações entre entidades unidades, sendo mantida a continuidade da estrutura por um processo vital constituído das atividades das unidades integrantes”(p.223) “... função é a contribuição que determinada atividade proporciona à atividade total da qual è parte. A função de determinado costume social é a contribuição que este oferece à vida social total como o funcionamento do sistema social total.” (p.224)“Portanto, o que aqui chamo de fisiologia social trata não apenas da estrutura social, mais de toda espécie de fenômeno social. Moral, direito, boas maneiras, religião, governo e educação, tudo isto são partes do complexo mecanismo pelo qual uma estrutura social existe e perdura.” (p.241)

       “... Seguindo Durkeim e outros, definiria eu a função social de certo modo socialmente padronizado de agir ou pensar como relacionado com a estrutura social e para cuja existência e continuidade contribui.” (p.247)“Na definição de Durkeim a função de uma instituição social é a correspondência entre ela e as necessidades (besoins, em francês) da organização social.” (p.220)

"Antropólogos e Antropologia." (KUPER, Adam. Rio de Janeiro, Ed. F. Alves, 1978. P. 51-84)
      “... a sociologia de Durkheim continua uma visão essencialmente otimista da possibilidade de auto-realização do homem numa sociedade metodicamente ordenada; mas, ao mesmo tempo, o socialismo de Durkheim minimizava a ‘guerra de classes’, e isso talvez tivesse atraído também Radcliffe-Brown” (p. 54).

      “... foi convertido ao ponto de vista durkheimiano de que o significado e a finalidade dos costumes devem ser entendidos em seu contexto contemporâneo” (p. 58).

      “... todos os costumes e todas as crenças de uma sociedade primitiva desempenham algum papel determinado na vida social da comunidade, tal como os órgãos de um corpo vivo desempenham alguma função na vida geral do organismo’. O propósito dos sentimentos pelos quais a conduta do indivíduo é regida em conformidade com as necessidades da sociedade” (p. 58,9).[Neste trecho Radcliffe usa a teoria de Durkheim de Coerção Social e Consciência Coletiva].

      “A teoria da função desses costumes cerimoniais foi diretamente tomada de Durkheim e aplicada de um modo algo mecânico” (p. 59).

      “A sociologia de Durkheim foi a mais importante influência sobre o pensamento maduro de Radcliffe-Brown” (p. 65).
“... a solidariedade social baseava-se no reconhecimento da semelhança mútua.
 Em sociedades que desfrutavam de uma complexa divisão de trabalho e, portanto, eram de maior escala e mais altamente centralizadas, a solidariedade dos membros derivava de seu sentido de dependência mútua” (p. 66). [O pensamento de solidariedade de Durkheim aplicado às ‘sociedades primitivas’ pesquisadas por Radcliffe-Brown].

      “Radcliffe-Brown dedicou-se mais ao estudo das relações sociais” (p. 67).[Uns dos objetos de estudo de Durkheim].

      “O objeto de estudo era o sistema social ou processo social. Eram sistemas ‘de relações reais de encadeamento entre indivíduos’ ou, mais precisamente, entre indivíduos que ocupam papéis sociais, entre ‘ pessoas’” (p. 68).

      “O seu melhor trabalho refere-se ao ‘totemismo’ e ao parentesco” (p. 72).

      “No totemismo, um grupo específico, dentro de uma sociedade, adota uma atitude ritualística em relação a uma espécie ou objeto natural. Durkheim argumentara que certos grupos são os objetos de sentimentos de fidelidade” (p. 72).

      “... Radcliffe-Brown compartilhou sempre do ponto de vista de Durkheim e Roscoe Pound, um ponto de vista relacionado ‘não com as funções biológicas, mas com as funções sociais, não como o indivíduo biológico abstrato, mas com pessoas concretas de uma sociedade. Isso não pode expressar-se em termos de cultura’” (p. 82).

Marcadores: